• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

BUSCAR

Notícias

Alunos da oficina de música se fantasiam de coelhos da Páscoa

Travesseiro - Mais uma data especial se aproxima e com ela muita empolgação da criançada com o Coelhinho da Páscoa. As Turmas do 1º e do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pretto, juntamente com o Professor de Música William Bayer, confeccionaram um tambor, atividade integrante do projeto de confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, e coloriram uma máscara de coelho e coelha.

Após, foi a vez de colocar toda esta arte em prática, com as mais variadas músicas da época e principalmente com a música “Chegaram os Coelhinhos da Páscoa”. Os Alunos, caracterizados de coelhinhos e, com seus tambores animaram toda a escola e também a Prefeitura. Foi um momento muito divertido e desta forma os alunos desejam a todos uma feliz Páscoa.

Foto: William com os pequenos coelhos

Crédito: Divulgação

Imprimir Email

Cras oferece capacitação em turismo rural

Travesseiro - Durante esta semana, o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), estão promovendo o terceiro módulo do curso de Turismo Rural. Nesta edição serão trabalhados em 24 horas de curso a temática Planejamento e Implantação de Pousadas e Restaurantes Rurais. A Turismóloga do Senar, Claudiana Castros, explica que durante esta semana as alunas estarão conhecendo na prática como é o funcionamento de uma pousada rural. Para isto o grupo irá para o município de Marques de Souza, no distrito de Vila Fão, conhecer a Pousada Ninho do Beija Flor. “Como Marques de Souza e Travesseiro são municípios vizinhos e semelhantes é uma boa oportunidade para ver como funciona uma pousada rural”, explica.

O grupo também visitará uma pousada rural no município de Vale Verde e alguns hoteis convencionais na cidade de Lajeado, para ver na prática a diferença.

Segundo relato das participantes, Travesseiro tem espaço e lugares para oferecer o turismo rural. O município tem vários locais com belezas naturais, casas históricas, cultura italiana e alemã. “O curso vem para agregar conhecimento e como adaptar nossas propriedades e restaurantes para que os turistas tenham uma experiência mais completa”, explicam.

Outro relato foi de quando o passeio da Colônio passou pelo município e mais de 200 pessoas estavam caminhando por nossas propriedades, se alimentando de comida preparada pela comunidade local. “O turista já está circulando por Travesseiro, o que precisamos é conseguir que ele fique para provar nossa comida, nossa cultura”, comentam.

 

Foto: Alunas visitam pousadas rurais

Crédito: Divulgação

Imprimir Email

Alunos conhecem o gabinete do Prefeito

Travesseiro - Os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pretto estão estudando e conhecendo mais sobre o município de Travesseiro.  A partir disso, as professoras da turma Jaqueline Gross e Joana Gross, juntamente com a professora auxiliar Francielli, intensificaram os estudos utilizando diferentes materiais didáticos como, mapas, maquetes, textos, esquemas, vídeos e chegaram aos Três Poderes existentes: Legislativo, Executivo e Judiciário.Dessa maneira, os alunos estavam curiosos para conhecer mais sobre as atribuições do prefeito e do local em que planeja e executa as principais decisões do município.

Assim, realizaram uma expedição muito divertida e rica em aprendizagens no gabinete do Prefeito Municipal, onde cada aluno pode desfrutar de alguns minutos como Prefeito, sentando-se em sua poltrona, bem como tirando muitas dúvidas sobre como administrar o município.

Os próximos passos dos estudos é conhecer a Câmara Municipal de Vereadores e visitar algumas localidades.

Foto: Alunos conheceram as atividades de um prefeito

Crédito: Divulgação

Imprimir Email

Curso de Peixes

Nos dia 04 e 05 de abril foi realizado na localidade de Picada Felipe Essig o curso de peixes. Na oportunidade o Cras em parceria com o Senar ensinaram a comunidade local diversas formas de preparar do peixe.

A instrutora Maristela Cruguel, no primeiro dia, explicou todo o processo, desde a criação das espécies em açude, corte da carne, maneiras de armazenar e o preparo preparo do peixe. No total mais de 15 receitas foram repassadas, como lasanhas, pizza, hambúrguer, patê, croquete, entre outros. .

O curso que foi oferecido de forma gratuita teve o apoio da comunidade na doação dos peixes. No encerramento foi realizado um almoço que contou com a participação do vice prefeito Sérgio Nied e secretários municipais.

 

Foto: Curso de peixes ocorreu na comunidade de Picada Felipe Essig

Crédito: Divulgação

Imprimir Email

Hostetter retorna de Brasília

Travesseiro - Na quinta-feira, dia 11, retornou de viagem a Brasília o prefeito municipal Genésio hofstetter e o secretário de agricultura, Vilson Cornelius. Os mesmos participaram da marcha dos prefeitos que aconteceu na capital federal. Hofstetter destacou que uma das questões discutidas na marcha dos prefeitos e apresentada pelo ministro Paulo Guedes, foi a reforma tributária. “O governo Federal tem uma proposta onde se propõe ser mais Brasil e menos Brasília dados apresentados pelo ministro seriam que 30% ficaram na capital federal e o restante dos 70% seria distribuído entre os estados e municípios”, que alerta que estas promessas estão ligadas à reforma da previdência.

Já o presidente da Câmara dos Deputados Federal, Rodrigo Maia, apresentou dados onde diz que o país está com 94% de sua receita comprometida sendo que apenas 6% seriam para investimento. Outro dado que assusta o nosso país é que 92% dos municípios brasileiros também estão com dificuldades de fechar as suas contas. Outra proposta discutida, é a intenção do Governo Federal aumentar em 1% o FPM para os municípios.

Hofstetter e Cornelius também aproveitaram sua estadia em Brasília para visitar o ministério da Agricultura, Funasa e também no ministério da Cultura, onde foi apresentado projeto para busca de recursos para orquestra municipal de Travesseiro e orquestra infanto-juvenil da Pedro Pretto também recursos para o CTG. Além dos ministérios, foram visitados os gabinetes dos deputados e senadores onde junto ao senador Lasier Martins foi encaminhado um projeto para a reforma da Pedro Preto.

Segundo Cornelius, outro recurso que também está por ser liberado é para aquisição de uma retroescavadeira e uma patrulha mecanizada. “Esses dois equipamentos já foram licitados e aguarda apenas a liberação dos recursos para efetivar a compra dos produtos”, explica.

 

Foto: Marcha dos prefeitos em Brasília

Crédito: CNM

Imprimir Email

Localização

Rua 20 de Março, 337
Bairro Centro, Travesseiro/RS
CEP: 95948-000
(51) 3759-1122

Horários de atendimento

Secretaria da Saúde e Assistência Social

Segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h30min e das 13h30min às 16h30min

OBS: Terça-feira expediente de manhã até as 11:00


Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos

Segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h15min às 17h15min


Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Secretaria da Agricultura, Emater e Departamento de Meio Ambiente

Secretaria da Administração e Finanças

Secretaria do Planejamento e Relações Institucionais

Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h