• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

BUSCAR

Notícias

Formação do G5 encerra atividades de 2019

 

 

Travesseiro - Na noite de segunda-feira, dia 15, cerca de 180 professores e funcionários das escolas municipais que compõem o G5, grupo formado pelos municípios de Coqueiro Baixo, Marques de Souza, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro, estiveram reunidos no Clube Esportivo Travesseirense para o encerramento das atividades do ano de 2019.

A recepção foi feita por meio de música e pela voz da cantora Mônica Haas. Após, o grupo de educadores pode refletir com a encenação da peça teatral, “A educação vem de casa”, do grupo Luz e Cena. O espetáculo fez refletir de maneira lúdica sobre o ofício do professor e, através das cenas, mostrou que além de deter conhecimento e formação, o tempo é fundamental no trabalho e na vida dos profissionais.

Na continuidade, as autoridades se pronunciaram quanto a atividade desenvolvida em parceria entre os municípios. Dando início, manifestou-se o Prefeito Municipal de Nova Bréscia, Marcos Antônio Martini, que fez uma reflexão aos profissionais da educação, ao dizer que falar de educação é lembrar de todos que passam por nossa vida e deixam algo para nós e para a sociedade. “Se eu não gostar do que faço, eu não vou deixar nada na vida destas crianças” comentou, ao referir-se que educação se faz com amor. Por fim destacou que as formações do G5 são uma socialização de saberes e que todo encontro é momento de aprendizagem.

A Secretária de Educação de Travesseiro, Cristiane Neitzke, comentou dos desafios de trazer novidades para as formações realizadas, e lembrou da importância do trabalho em equipe. “Trabalhar em conjunto nos deixa mais motivados, e a parceria entre os nossos município tem inúmeros benefícios a oferecer”, comentou. Cristiane falou ainda na condição de mãe, ao ver na agenda de seu filho uma mensagem de agradecimento pela formação e a prova de que os aprendizados estavam sendo colocados em prática. 

Representando o Sesc Lajeado, esteve participando da programação, a agente de cultura, Claudine Becker, que enfatizou o trabalho conjunto realizado entre a entidade e os municípios. “O Sesc acredita na educação e na formação dos professores da nossa região”, se alegra.

O Coordenador da Secretaria de Educação de Marques de Souza, Paulo Eurico Messias da Silva, falou que trabalhar com os alunos é trabalhar com a parte afetiva. “Ao longo do tempo as formas de ensinar foram mudando e eu também fui me tornando outro profissional”, comenta. “Hoje minha preocupação profissional é formar cidadão, e como é gratificante ver o sucesso de nossos alunos” finalizou. 

O município de Coqueiro Baixo esteve representado pela secretária de Administração, Rosmeri Denicol, que comentou da importância dessas formações para o ensino dos alunos. “Por lei 25% do orçamento dos municípios deve ser investido em educação, mas com certeza a maioria dos municípios investe mais”, ao se referir à qualidade do ensino.

Já a Vice-Prefeita e Secretária de Educação de Pouso Novo, Liane Parise Nardino, agradeceu a participação dos colegas educadores nas atividades propostas, e falou da felicidade de encerrar mais um ano de trabalho com esta parceria que deu certo. 

Para finalizar os as manifestações, o vice-prefeito de Travesseiro, Sérgio Nied, comentou que a área da educação, por ser tão importante, nem sempre tem destaque merecido.  Aproveitou para falar sobre a tarefa de educar, e o compromisso do município em formar os alunos. “As escolas devem formar e ensinar, mas a educação deve vir de casa”, comentou. Nied ainda demonstrou sua preocupação com o rumo que da educação a nível federal. “É uma questão séria e que me preocupa muito”, afirmou. 

Após os pronunciamentos, os participantes tiveram um momento de confraternização, a fim de integrar ainda mais os profissionais dos cinco municípios e comemorar os resultados obtidos por meio das atividades realizadas durante o ano.

 

Fotos: Felipe Stefani

Imprimir Email

IV Seminário Regional de Artesanato movimentou Travesseiro

 

 

Travesseiro - Na sexta-feira, dia 11, Travesseiro foi sede do IV Seminário Regional de Artesanato do Vale do Taquari. As atividades aconteceram no Clube Esportivo Travesseirense e contaram com a participação de mais de 150 presentes, sendo 42 expositores, vindos de 11 municípios. Após a recepção, as atividades iniciaram com apresentação do coral da EMEF Pedro Pretto. Na sequência, a presidente da Associação de Artesãos de Travesseiro, Maria Dolores Ahne, saudou os visitantes e desejou um ótimo dia de atividades, com  muita troca de experiências. 

Na parte da manhã, a programação contou com a palestra “Artesão em Foco e Legislação do Artesanato Gaúcho”, na sequência os presentes puderam acompanhar uma fala sobre “Relação do Artesanato com Turismo” e “Microcrédito Produtivo Orientado: uma oportunidade para o artesão”. Seguindo, na parte da tarde, ocorreu a feira de artesanato.

Durante a cerimônia de abertura, o gerente adjunto da Emater, Carlos Lagemann, destacou a importância dos escritórios municipais manterem uma forte atuação na extensão rural junto das entidades e da população. Lembrou também da força do artesanato regional e a relação dele com o turismo. ”Muitas vezes as pessoas que viajam levam alguma lembrança confeccionada por artesãos”, comenta. Lagemann finalizou sua fala enfatizando que a Emater sempre é parceira para eventos do segmento.

Representando o FGTAS, Juliano Almeida, falou que muitas vezes o artesanato é uma forma de complementar a renda das famílias, mas seria melhor se pudesse ser a fonte principal. Também aproveitou para falar que o escritório do FGTAS em Lajeado está sempre de portas abertas para atender os artesãos.

Por fim, o Prefeito Municipal Genésio Hofstetter, saudou os presentes e lembrou que esse tipo de atividade acontece com a participação de todos. Aproveitou o momento para parabenizar as artesãs pelo belo trabalho realizado na comunidade e também para elogiar as atividades da Emater no município. 

Com a finalidade de valorizar o trabalho realizado junto das artesãs do município, a extensionista da Emater, Mara Seghetto,e a agente comunitária de saúde, Amanda Mocellin, foram homenageadas pelos integrantes do grupo.

A realização do IV Seminário foi uma parceria entre Emater, Administração Municipal de Travesseiro, Associação de Artesãos de Travesseiro e FGTAS. 

 

Foto: Evento contou com a presença de centenas de artesãs

Crédito: Felipe Stefani

Imprimir Email

XIV Feira do Livro e Noite de talentos

 

Travesseiro - Nos dias 24 e 25 de outubro ocorre a 14ª edição da Feira do Livro de Travesseiro e Noite de Talentos. A feira acontecerá durante os dois dias no ginásio de esportes da EMEF Pedro Pretto, e a noite de talentos ocorrerá no sexta-feira, 25, a partir das 20 horas, também no ginásio da Pedro Pretto.

A abertura oficial ocorre na quinta-feira, dia 24, às 8 horas com a presença de autoridades. Na sequência haverá show de mágica com o mágico Micael Albrescht, para os alunos das 3 escolas do município. Às 10 horas os alunos da Pedro Pretto farão a visitação a feira do livro. Na parte da tarde, às 14h30min ocorre o teatro “Alice, na toca do coelho”, para os alunos da EMEI Criança Esperança e EMEF Pedro Pretto. Já às 15h30min é a vez dos alunos da EMEI realizar a visitação a feira. Às 19 horas está reservado para uma programação do Cras e para encerrar o dia, às 20h30min os alunos do Ensino Médio da Monsenhor Seger participam de palestra com Xumby Wanderley.

As atividades de sexta-feira, iniciam às 9 horas com bate papo com a escritora Cléia Haubert, para os alunos da EMEI e Pedro Pretto. Às 10 horas, Cléia conversa com os alunos do 7º ao 9º ano da Monsenhor Seger. No final da manhã os alunos aproveitam para visitar a feira.

E para finalizar a programação, às 20 horas, os alunos das escolas farão suas apresentações na noite de talentos. Lembrando que a noite de talentos é aberta à toda a comunidade. 

 

Foto: Noite de talentos inicia às 20 horas

Crédito: Felipe Stefani

Imprimir Email

Administração entrega projeto que prevê pavimentação asfáltica

 

Travesseiro - Na tarde de ontem (07), o prefeito municipal Genésio Hofstetter, acompanhado do vice prefeito, Sérgio Nied e dos secretários municipais, fez a entrega do projeto de lei 048/2019 à Câmara Municipal de Vereadores. O projeto dispõe sobre a obra de pavimentação asfáltica nas comunidades de Linha Cairu e Picada Felipe Essig.

Segundo Hofstetter a administração cumpriu com o compromisso de enviar a demanda das comunidades mediante a elaboração do projeto de lei, o qual deve ser apreciado pelos membros da Câmara de Vereadores. “A comunidade precisa se unir para buscar a aprovação do projeto”, explica. O município deseja realizar um financiamento no valor de R$ 2 milhões de reais para realizar as obras nessas localidades. “O valor total será dividido em duas partes iguais, a fim de atender o pedido de Linha Cairu e de Picada Felipe Essig", comenta o chefe do executivo.

Hofstetter destaca ainda que sem a aprovação do financiamento não será possível realizar estas obras, já que os recursos próprios estão sendo utilizados na pavimentação de ruas no centro da cidade, e também no asfaltamento dos trechos não pavimentados na localidade de Picada Felipe Essig, bem como na obra prevista para  a Rua Esperança, que deve ser licitada nos próximos dias.

 

Foto: Prefeito, vice e secretários entregam o projeto 048/2019

Crédito: Divulgação

Imprimir Email

Localização

Rua 20 de Março, 337
Bairro Centro, Travesseiro/RS
CEP: 95948-000
(51) 3759-1122

Horários de atendimento

Secretaria da Saúde e Assistência Social

Segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h30min e das 13h30min às 16h30min

OBS: Terça-feira expediente de manhã até as 11:00


Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos

Segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h15min às 17h15min


Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Secretaria da Agricultura, Emater e Departamento de Meio Ambiente

Secretaria da Administração e Finanças

Secretaria do Planejamento e Relações Institucionais

Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h